quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

HISTÓRICO


O Latino-América Trio surgiu em 2008 com o intuito de promover a música instrumental popular sul-americana. Criado pelos violonistas Alexandre Simon e José Daniel, o trio surgiu após uma apresentação com o percussionista Rodrigo Baraka que passou a integrar o grupo. O repertório proposto pelo grupo contempla a música regional, brasileira e latina, através da formação camerística com duo de violões e percussão. Entre os gêneros escolhidos encontram-se obras de diversas regiões como o choro, a milonga, o tango, a música regional nordestina e danças da América Hispânica. Com um repertório composto por danças populares, pretende-se levar ao público a cultura musical latino-americana, na qual o Brasil destaca-se com sua variedade e pluralidade musical.

Em 2008 o grupo riograndino realizou sua primeira apresentação no Conservatório de Música da UFPel, na cidade de Pelotas. Em Fevereiro de 2009, o Latino-América Trio apresentou-se na 36ª Feira do Livro do Cassino. Em Junho deste ano os violonistas Alexandre Simon e José Daniel participaram do VIII Seminário Internacional de Violão “Vital Medeiros”em São Paulo juntamente com músicos e professores do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, França, México, Cuba e E.U.A. . Além de realizar cursos e receber orientações de professores renomados no cenário internacional, os músicos apresentaram seus trabalhos no evento.

No mês de Julho, o Latino-América Trio realizou um concerto no museu da Baronesa, integrando a programação comemorativa dos 197 anos da cidade de Pelotas. No dia 09 de Outubro, o grupo realizou um concerto no teatro do Colégio Salesiano em Rio Grande. O grupo foi ainda selecionado para apresentar-se no projeto “Treze o Palco da Cultura” na cidade de Santa Maria, onde realizou um concerto no dia 16 de Outubro.

Durante o mês de Novembro passado, os violonistas do Latino-América Trio estiveram em Montevidéu, onde participaram do “4º Seminário Internacional de Guitarra de Uruguay”. O evento contou com a presença de violonistas de diversos países como Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Venezuela, Bolívia, Colômbia, México e Itália. Na ocasião tiveram um encontro com o renomado maestro uruguaio Juan Schellemberg e também com o violonista Fred Perez (ex-integrante do maior quarteto de violões urugaio: Quarteto Zitarrosa). No dia 08 de Janeiro de 2010 o grupo realizou o show de inauguração do projeto Prata da Casa – edição verão – da prefeitura municipal de Rio Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário