Alexandre Simon - Violão
Alexandre Souza Simon é natural de Santa Maria (RS). Iniciou seus estudos de violão aos 16 anos no curso Extraordinário de Música da cidade de Santa Maria, sob a orientação do professor Adelir Paulus. Com ele estudou técnica e repertório erudito para violão.
Em 2005 ingressou no curso de Bacharelado em violão da Universidade Federal de Pelotas, onde ficou sob a orientação dos professores Me. Fernando Silveira Filho, Me. Marcos Victora e Me. Luciano da Costa Nazário. Atualmente está sob a orientação do professor Me. Ivanov Basso.
Desde o início de sua graduação atuou em diversos recitais como solista, tendo destaque para os projetos “Valorizando Talentos”, “Música nas Catedrais” e “Violões do Sul”, onde tocou ao lado do reconhecido instrumentista Gilberto Oliveira. Nesse período, atuou no Centro Municipal de Cultura e no Teatro Municipal da cidade de Rio Grande (RS). Em 2006, realizou um concerto solo no Conservatório de Musica da UFPel.
Participou de diversos cursos e “masterclasses” com os violonistas Dr. Eduardo Meirinhos e Dr. Daniel Wolff. Além disso, estudou harmonia com o violonista e compositor Me. Luciano Nazário e arranjo com o pianista e maestro uruguaio Juan Pablo Schellemberg.
Em janeiro de 2008 participou como executante da XXVI Oficina de Música de Curitiba, onde estudou com os violonistas Marco Pereira e Rogério Souza, apresentando-se com a oficina do choro no teatro do SESC da cidade de Curitiba. Em junho de 2008 participou como executante da “masterclass” com o concertista e professor Eduardo Isaac, promovida pela UCPel e pela escola Piano Class. Também participou, no mês de agosto, da Noite dos Guitarreiros promovida pelo luthier Eduardo Cordeiro, atuando junto a músicos como Maurício Marques, Gilberto Oliveira e Egbert Parada.
Ainda em 2008, apresentou-se no Conservatório de Música de Pelotas com o violonosta José Daniel e o percussionista Rodrgio Baraka, dando início ao projeto Latino-América Trio. Em setembro de 2008, participou do curso “Programa preventivo de distúrbios osteomusculares” com o violonista e PhD em medicina preventiva, Djalma Marques.
Em Julho de 2009 realizou com o “Latino América Trio” um concerto no Museu da Baronesa em comemoração aos 197 anos da cidade de Pelotas (RS).
Com este projeto, realizou um concerto no dia 09 de Outubro no teatro do colégio Salesiano na cidade de Rio Grande (RS). Ainda com o “Latino América Trio” apresentou-se no projeto “Treze, palco da cultura” no último dia 16 de outubro na cidade de Santa Maria (RS).
José Daniel - Violão
José Daniel Telles dos Santos atua como violonista, pesquisador, educador musical e produtor cultural. É bacharelando em violão pela UFPel, onde estuda sob orientação do violonista Me. Thiago Colombo de Freitas. Realizou cursos e masterclasses com diversos violonistas do cenário nacional e internacional tais como Alessio Nebiolo (Itália/Suíça), Eduardo Isaac (Argentina), Alvaro Pierri (Uruguai/Canadá), Fabio Shiro Monteiro (Alemanha), Estebán Espinoza (Chile), Antoon Vandeborght (Bélgica), Alberto Morelli (Argentina), Francisco Gil (México), Quarteto Maogani (Brasil), Gilson Antunes (Brasil) Ulisses Rocha (Brasil), Vladimir Bonfim (Brasil/França), Djalma Marques (Brasil/Espanha) e Marcos Puña (Bolívia).
Em 2003 venceu um concurso musical promovido pelo guitarrista Frank Solari e participou do IV Encontro de Violonistas do Conservatório de Música de Pelotas. Neste mesmo ano, fundou o “Espaço Musical JD”, centro educacional onde são ministrados cursos e oficinas de diversos instrumentos na cidade de Rio Grande. Neste centro, atua como professor de violão, harmonia e teoria musical, sendo também coordenador da área de música. Atua também como professor de música da Rede Salesiana, ministrando aulas de música no Colégio Salesiano Leão XVIII em Rio Grande. Em 2006 realizou um curso de composição e orquestração com o maestro Juan Schellemberg (Uruguai). Em setembro de 2007, realizou uma apresentação informal na cidade de Barra do Ribeiro (RS) tocando junto com o músico Renato Borghetti.
Como produtor cultural realizou em Rio Grande no período de 2007 a 2008, três edições do projeto "Violões do Sul" onde apresentou Gilberto Oliveira e Alexandre Simon, Som Brasil e Rodrigo Nassif, "Recital Poético-Musical" no Teatro Municipal, "Concerto 2007" e “Concerto 2008” do Espaço Musical JD, todos com entrada franca. Em 2008, atuou como diretor de palco da 1ª FePáscoa do Cais do Porto de Rio Grande e jurado do I Festival Seiva da Terra (Rio Grande). Freqüentemente, organiza cursos e oficinas para músicos da região sul do RS. Atualmente está realizando o projeto “Sons do Rio Grande”, cujo objetivo é realizar concertos de música instrumental nos bairros e no interior da cidade de Rio Grande. No mesmo ano, estreou o projeto de música instrumental “Latino-América Trio” na cidade de Pelotas.
Em 2008, passou a divulgar a música instrumental para o público gaúcho através de formações camerísticas e solo em cidades como Rio Grande, Pelotas e São José do Norte. Nesse período fez o curso “Programa de Reeducação Psicomotora para Músicos” com o P.h.d em Medicina da Arte e violonista Dr. Djalma Marques. Ainda em 2008, realizou uma apresentação para a governadora do Rio Grande do Sul no porto da cidade de Rio Grande.
Em 2009, esteve em São Paulo onde participou do VIII Seminário Internacional de Violão “Vital Medeiros” juntamente com outros músicos do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, E.U.A. e França. No mês de Julho realizou com o “Latino América Trio” um concerto no Museu da Baronesa em comemoração aos 197 anos da cidade de Pelotas. Ainda com o “Latino América Trio” realizou no mês de outubro um concerto na cidade de Rio Grande e outro na cidade de Santa Maria (RS) onde foi selecionado com o “Latino-América Trio” para apresentar-se no projeto “Treze, palco da cultura”. Recentemente esteve em Montevidéu juntamente com o violonista Alexandre Simon no “IV Seminario Internacional de Guitarra de Uruguay”.
Rodrigo Baraka - Percussão
Rodrigo Baraka começou seu interesse pela percussão ainda aos 7 anos de idade. Desde cedo, cresceu ouvindo bossa nova, bolero, choro e valsas, pois seu avo nas décadas de 60 a 80 animava os bailes da época com seu conjunto de choro e bossa. Aos 14 anos começou a estudar bateria com Marcos Silveira (primeiro professor de Marquinhos Fê). Aos 16 anos passa a dedicar-se a percussão com ênfase em ritmos e instrumentos do Brasil como baião, forró, xaxado, maracatu, frevo, samba, bossa e também os ritmos de sua terra como milonga, vanera, chamamé. Após um ano de estudo como percussionista, integrou sua primeira banda, Gera Som, com a qual tocou durante anos viajando pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
Estudou ritmos brasileiros com Paulinho Silva (SP) e ritmos caribenhos com Dinho Gonçalves e Edson Quesada onde aprimorou sua educação musical e desenvolveu técnicas semelhantes às usadas nos países latinos. Sua paixão pela musica latina fez com que começasse sua pesquisa viajando por países da América do sul como Uruguai, Argentina e Paraguai onde aperfeiçoou ritmos como bolero, tango, cumbia, flamenco e chacarera. Já em Havana, Cuba, passou um mês aprendendo técnicas sobre os ritmos caribenhos como o mambo, chá, salsa, merengue, salsa, guaguncô, rumba e guajira. Neste período, também teve contato com ritmos pouco conhecidos como o songo cubano, caribaño, azúcar, acavalo pilão e afro.
Numa de suas viagens conheceu o “cajon” instrumento muito utilizado na música flamenca e hoje presente na música brasileira musica. Ao longo dos seus 14 anos de carreira tocou e fez parcerias com vários músicos importantes como Marquinhos Fê, Neto Fagundes, Dalua (percussionista Ana Carolina) Fernando do ó (percussionista) e em 2006 teve um encontro em Porto Alegre com dois dos melhores percussionistas do mundo, Karl Perazzo e Raul Rekow, ambos os músicos que acompanham há 20 anos Carlos Santanna. Atualmente integra o projeto LATINO AMERICA TRIO em parceria como os violonistas Alexandre Simon e José Daniel, onde emprega a sonoridade da percussão brasileira e latino-americana em diversos gêneros de danças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário